O setor imobiliário é tão grande e plural que opções de investimento existem aos montes. É possível investir em terrenos e imóveis na planta, fazer compras financiadas com incentivos governamentais, comprar para alugar e garantir uma renda extra… Enfim, realmente são muitas opções. Mas as que mais chamam a atenção e geram dúvidas na cabeça de quem quer investir em um imóvel são aluguel e compra financiada. Afinal, qual dos dois negócios é melhor? É mais vantajoso ter uma casa própria pagando financiamento aos poucos ou morar de aluguel pagando só as pequenas mensalidades?

Bem, essa é uma questão que depende de alguns fatores, principalmente financeiros. Se a escolha for a compra financiada, é preciso ter em mente que será necessário pagar a entrada, as parcelas do financiamento e algumas taxas adicionais, como a escritura do imóvel, por exemplo. Se a pessoa tem condições de arcar com esses custos, a compra financiada é uma ótima opção, afinal, ter uma casa própria quitada é a realização de um sonho.

Entretanto, se a pessoa não tem condições financeiras para comprar, mesmo com um bom financiamento, com certeza o aluguel é a melhor opção. E isso não é ruim! Mesmo sem ter a casa própria, o investimento é muito mais baixo e, claro, você só paga as mensalidades enquanto estiver usando o imóvel. Além disso, o processo de aluguel é muito menos burocrático, facilitando acordos contratuais e a saída do inquilino, caso essa seja sua vontade. Vale ressaltar, também, que ao escolher o aluguel, você pode juntar dinheiro para futuramente realizar o sonho da casa própria, comprando até a vista de repente. 

Fato é que entre alugar ou comprar financiado, não existe uma escolha certa. Tudo depende do seu poder financeiro e suas prioridades para esse momento da vida. Se você tem condições de arcar com o financiamento e tem o sonho de conquistar a casa própria imediatamente, vá em frente que é o momento certo. Por outro lado, se você não quer dar esse passo agora e prefere ficar no aluguel para juntar mais dinheiro, tudo certo também! O mais importante é ter consciência e entender seu momento financeiro para não se precipitar e acabar com dívidas exorbitantes. E seja qual for seu modelo de investimento preferido, saiba que a Clarim está sempre aqui para te ajudar! Se você quer financiar ou alugar um imóvel em Campo Largo, entre em contato com a gente!