vender ou alugar imovel
Clarim Imóveis

Ter imóvel é sinônimo de investimento sem sofrer com as oscilações do mercado. Mas o que é mais vantajoso, vender ou alugar um imóvel? Hoje, há indicativos de que ambas as opções podem ser vantajosas. 

Em 2020, por exemplo, o mercado imobiliário apresentou um crescimento no volume de negócios tanto para a venda, como para a locação. Principalmente devido à pandemia, muitas famílias foram motivadas a comprar ou trocar de imóvel por conta da nova situação. 

Além disso, a transformação digital das imobiliárias e a oferta de novos serviços impulsionou novos negócios. Sendo assim, abaixo listamos algumas informações que podem lhe indicar qual o melhor caminho a fazer com o seu imóvel. Entre outros pontos, você vai ver:

Leia também: Por que investir em imóvel agora?

Como vender imóvel hoje?

De acordo com o Painel do Mercado Imobiliário (PMI), produzido pelo Kenlo, as operações de compra e venda de imóveis em 2020 apresentaram volumes 76% superiores a 2019. O PMI reúne uma amostragem do mercado imobiliário de treze estados brasileiros nas cinco regiões.

Ainda em 2021, o ano começou com a taxa básica de juros, a Selic, em sua mínima história de 2%, o que tornava mais fácil a tomada de crédito para financiamento imobiliário. De lá para cá, porém, já aconteceram dois reajustes, sendo o último no mês de maio, atingindo o patamar de 3,5%.

Apesar do aumento, especialistas afirmam que a taxa ainda é considerada baixa e os juros para financiamento imobiliário continuam atrativos. Mesmo com a alta, um imóvel financiado hoje, por exemplo, tem quase metade do custo de um financiado há cinco anos.

Sendo assim, se você deseja vender seu imóvel hoje, esta é uma ótima oportunidade. Seguindo algumas dicas, é possível aproveitar o bom momento do mercado imobiliário para realizar uma negociação rápida e lucrativa. 

Para te ajudar, listamos a seguir 7 dicas para vender um imóvel hoje. Confira!

Prepare uma oferta justa e atrativa

Antes de tudo, é preciso ter estratégia, técnica e conhecer as particularidades do setor. Se você entender o que atrai os interessados, fica mais fácil estabelecer um valor que gere retorno ao seu investimento e, ao mesmo tempo, atrair compradores em busca de aumentar seu patrimônio.

Apesar da facilidade de compra que o mercado oferece, é preciso precificar o imóvel de forma justa, com a realidade do mercado. Isso além de apresentar um imóvel bem conservado.

Veja o Perfil do Investidor Imobiliário, com informações como qual o tipo de imóvel mais desejado por investidores, quanto eles investem, quais seus objetivos e outros dados importantes sobre o setor. 

Documentação em dia

Para que a venda possa ser realizada sem entraves e com agilidade, é importante que a documentação do imóvel esteja em dia e sem pendências. Isso porque, além de impedir a concretização do negócio, uma documentação irregular pode afastar possíveis interessados no imóvel. 

Por isso, verifique se existem pendências financeiras, como taxas de IPTU em aberto, e se o imóvel está regular perante a justiça, sem disputas por herança ou penhoras judiciais. Lembre-se de que o processo de compra e venda de um imóvel, por si só, já é burocrático. Sendo assim, facilite a venda.

Faça todos os reparos necessários

Coloque em dia a manutenção do seu imóvel, para valorizar a propriedade e mostrar ao comprador que ela está bem conservada. Os reparos são um investimento, que vão deixar o seu imóvel mais bonito e, consequentemente, mais valorizado. 

Invista na divulgação do imóvel

Depois de deixar o imóvel pronto e atrativo para venda, o próximo passo é anunciar na internet e aguardar o contato de possíveis compradores. 

Para anunciar o seu imóvel na internet, você precisa: fazer uma avaliação estrutural para definir o preço do seu imóvel; tirar fotos profissionais de cada ambiente; criar uma descrição completa e atrativa sobre a sua propriedade; e anunciá-lo em sites e portais imobiliários. 

Como essas são tarefas que requerem muita dedicação, conte com um time de especialistas para te ajudar a vender rápido. Aqui na Clarim, nós fazemos tudo isso por você. Trabalhamos para que o seu imóvel seja vendido rapidamente, com total segurança. 

Conheça as vantagens de anunciar um imóvel em Campo Largo com a Clarim Imóveis.

Como alugar imóvel hoje?

Segundo o Painel do Mercado Imobiliário (PMI), citado anteriormente, a locação de imóveis também apresentou alta em 2020, com um volume 47% superior a 2019. 

Outro dado interessante que sinaliza alta no setor, vem de um levantamento que mostra as buscas de brasileiros no Google em 2021. De acordo com a empresa, o termo “casas para alugar” – o mais buscado do mercado – apresentou um aumento de 668% em relação a 2020.

O setor de locação de imóveis costuma sempre ser o mais movimentado do mercado, principalmente por ter uma liquidez maior do que imóveis à venda, no qual o processo de aquisição é longo.

Em 2021, porém, o crescimento também foi impulsionado pela mudança na relação das pessoas com suas casas, que vem se refletindo na busca por novas opções de imóveis. 

Entre os fatores que influenciam na decisão de mudar de imóvel, estão o fato do espaço não atender mais às necessidades (28%); a falta de condições financeiras para seguir no imóvel (22%); o crescimento da família (15%); e a mudança de emprego (15%).

Atualmente, portanto, existe um crescimento na busca pela locação. Essa alta demanda e a rentabilidade de aluguel de imóveis tem sido maior que muitos outros investimentos.

Sendo assim, colocando seu imóvel para alugar, além de garantir uma boa renda fixa mensal, você mantém ele conservado e garante economia com custos fixos. Isso inclui IPTU e condomínio e seguros, que serão pagos pelo inquilino.

Veja a seguir algumas dicas para alugar seu imóvel com agilidade e segurança.

Calcule o aluguel de acordo com o IPCA 

Apesar da instabilidade no setor de locação devido ao aumento do IGP-M, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a saída para chamar a atenção de inquilinos. 

O IGP-M é índice inflacionário que usualmente corrige o valor dos contratos de aluguel. O índice, porém, vem sendo substituído entre administradores de imóveis  pelo IPCA. O objetivo é reduzir o impacto sobre os reajustes, uma vez que o IGP-M acumula alta muito acima da média: fechou 2020 acima dos 20%, enquanto o IPCA registrou apenas 4,5%.

Com isso, muitos inquilinos estão vendo mais vantagens em partir para um contrato de aluguel que adote o IPCA como índice, do que um que mantenha o IGP-M. Já para quem é proprietário, a vantagem do preço mais justo proporcionado pelo reajuste do aluguel pelo IPCA, é que é possível manter o imóvel alugado por mais tempo.

Cobre um aluguel justo

Toda cidade possui um preço médio de metro quadrado. Consulte e, para definir o valor do seu aluguel, leve em consideração as seguintes características do seu imóvel:

  • Metragem;
  • Número de quartos;
  • Número de vagas de garagem;
  • Áreas de lazer;
  • Localização;
  • Serviços locais.

Quem vai ajudar você a definir o valor e confirmá-lo é a sua imobiliária, que vai anunciar o seu imóvel. 

Veja outras 3 dicas para colocar um imóvel para alugar em Campo Largo.

Divulgação assertiva, processos ágeis e atendimento personalizado

Seja para alugar ou vender seu imóvel, contar com uma imobiliária de confiança em Campo Largo é essencial para garantir um bom retorno ao seu investimento.

Aqui na Clarim, por exemplo, avaliamos, orientamos e intermediamos o aluguel ou venda do seu imóvel com total dedicação. Temos como objetivo a excelência de atendimento, tudo para auxiliar você com rapidez, transparência e segurança.

Investimos também em campanhas de divulgação para destacar seu imóvel em nosso site, redes sociais e nos principais portais imobiliários (Zap Imóveis, Viva Real e Imóvel Web) com foco em encontrar potenciais compradores ou inquilinos com assertividade.

Além disso, nossos corretores de venda e locação são comprometidos em encontrar o comprador ou inquilino ideal para o seu imóvel. Oferecemos, ainda, suporte na documentação de venda e diferentes garantias locatícias para locação do seu imóvel.

Conheça outras vantagens de anunciar com a Clarim Imóveis. E, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco

Leia também: Imóveis residenciais são preferência entre 58% dos investidores