primeiro Imóvel

Seja para conquistar mais independência e morar sozinho, seja para aumentar o patrimônio, é necessário muito planejamento para escolher o imóvel ideal.

Seja para conquistar mais independência e morar sozinho, seja para aumentar o patrimônio, é necessário muito planejamento para escolher o imóvel ideal

Muitos brasileiros têm o desejo de sair do aluguel para a aquisição do seu primeiro imóvel, pois esse é um grande marco na vida de qualquer pessoa, representando para muitos um símbolo de responsabilidade e resultado de um grande esforço.

Porém essa aquisição requer muito planejamento e organização antes tomar qualquer decisão para não correr o risco de se arrepender da aquisição ou comprometer o orçamento da forma inadequada.

Para que a conquista de um imóvel não se torne um pesadelo é preciso começar a ser pensado bem antes do momento de pagar por ele. Nessa fase é necessário planejar os custos que esse imóvel vai gerar, avaliar a região, o tipo de imóvel e até mesmo as comodidades que ele oferece.

O primeiro passo é organizar seus ganhos e gasto colocando tudo no papel, calculando o quanto sobrará a cada mês para não comprometer o salário inteiro. Assim ficará mais fácil determinar quanto será possível investir na sua futura propriedade.

O processo apresenta diversas burocracias e termos que não fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Por isso que para evitar surpresas desagradáveis, é interessante procurar saber como funciona a transação.

Para ajudar no seu orçamento é importante tentar visualizar o quanto você gasta mensalmente e o que poderá ser cortado para garantir uma parcela maior. Uma boa dica é reduzir o número de vezes que você come fora de casa e reduzir o valor de planos de serviços que não utiliza com tanta frequência.

O segundo passo é escolher a forma de pagamento, felizmente existem diversas modalidades de pagamento que podem ser aproveitadas por quem deseja ter a casa própria. A melhor alternativa é adquirir a propriedade à vista, pois não pega juros e para não comprometer o orçamento com parcelas. Porém por ser um valor bem alto, a maioria das pessoas não tem a quantia necessária para efetuar a compra dessa maneira.

A opção mais popular e mais cabível é o financiamento imobiliário. Nesse caso, uma instituição financeira empresta parte do valor total da propriedade e permite que o comprador devolva a quantia de forma parcelada.

A Clarim Imóveis é uma excelente alternativa para pessoas que estão à procura do seu primeiro imóvel, pois eles oferecem imóveis de aluguel, imóveis que estão a venda e de lançamentos.

Caso o financiamento seja uma opção é importante que o valor da prestação não comprometa mais do que 30% da renda mensal dos envolvidos com o empréstimo.

O terceiro passo é analisar a localização, é o item mais importante a ser considerado na hora de comprar um imóvel. Pois apesar de um imóvel ser muito bom pode não ter uma função se localizar em um bairro com diversos problemas de infraestrutura.

Avalie questões estruturais como se as ruas são pavimentadas e se contam com iluminação pública. Locomoção através de transportes públicos é muito importante, tanto quanto a locomoção com seu transporte particular e se tem comércios ao redor, pois são fundamentais para ter uma boa qualidade de vida.

Entre os mais importantes estão supermercados, escolas, padarias, farmácias, postos de saúde, restaurantes, lanchonetes entre outros. Para quem não dispensa uma boa forma, academias de ginástica, clubes e ciclovias são imprescindíveis.

Em seguida o fator segurança é fundamental, sobretudo nos maiores centros urbanos. Essa busca deve ser feita com calma e baseada em informações de fontes seguras. Assim, você tem a certeza de que sua vida no próximo imóvel será com a melhor qualidade possível. Verificando de há policiamento nas ruas e se existem delegacias ou postos policiais próximos.

O quinto passo é verificar o perfil de imóvel que combina com sua situação atual. Tenha bem definidas suas necessidades e o que você pode pagar por elas. Além de decidir o tamanho da propriedade, pense se você quer comprar um imóvel novo ou usado. Observe quais são os critérios que são extremamente necessários, como a quantidade de quartos, o número de vagas da garagem, qual é o tamanho ideal do imóvel, entre outros aspectos.

No caso dos imóveis usados costumam ter preços mais acessíveis, mas, ao mesmo tempo, podem demandar custos extras com reformas.

Por último é importante ter orientação profissional, principalmente na compra do primeiro imóvel, pode tornar a operação muito mais tranquila e segura.

Caso decida contratar um corretor, procure ter certeza de que ele está procurando o melhor negócio para você. Por isso a Clarim Imóveis está disposta a te ajudar em todas as etapas, do começo ao fim. Entre em contato e tire suas dúvidas.