No momento de comprar, vender ou alugar um imóvel, há alguns fatores que definem o valor a ser cobrado. Para auxiliar nisso, separamos quatro características determinantes que influenciam na valorização de imóveis.
Localização
Os bairros possuem um valor médio por metro quadrado e a avaliação dos preços dos imóveis se baseiam nisso. Basicamente, as regiões mais valorizadas contam com uma infraestrutura melhor, áreas de lazer próximas, mais segurança e outros pontos característicos de um Índice de Desenvolvimento Urbano elevado.
Conservação
Imóveis novos ou melhor conservados são mais valorizados. Quando um imóvel precisa de uma reforma, esse valor que será necessário para os ajustes é descontado do valor avaliado.
Planta
O tamanho do imóvel e a distribuição dos cômodos influenciam diretamente no preço final. Casas ou apartamentos mais valorizados possuem, comumente, mais quartos e metragens maiores.
Segurança e Lazer
Se o bairro ou o condomínio residencial possuem câmeras de segurança, guarita policial, estes benefícios serão acrescentados no momento de precificar o imóvel. Em condomínios, o nível de segurança e lazer impacta no valor mensal a ser pago, sendo pautado pelas áreas comuns, como piscina, salão de festas e playground, entre outras.
Conteúdos que podem ajudar você a escolher o imóvel ideal
Você já ficou a dúvida entre alugar ou comprar um imóvel? Se você pretende morar a longo prazo e se planejou financeiramente para isso, comprar um imóvel é a escolha certa. Se não, talvez alugar seja o melhor no momento.
Independente da sua decisão, na hora de conhecer algumas opções de casas ou apartamentos, há cinco detalhes para avaliar ao visitar um imóvel. Fique de olho em cada um deles! E, qualquer dúvida, pode nos consultar.
- Artigo Anterior 5 Motivos Para Investir em Imóveis Ainda em 2024
- Próximo Artigo Como Encontrar o Imóvel Certo Pra Mim?