O Microempreendedor Individual – MEI – é um profissional autônomo que se cadastra e passa a contar com um CNPJ. A possibilidade atrai milhões de brasileiros a cada ano, mas uma das dúvidas a respeito da atividade é como fazer para alugar um ponto comercial.
A partir do momento em que o profissional torna-se MEI, ele tem acesso a facilidades como abertura de conta bancária e emissão de notas fiscais. Além disso, tem obrigações e direitos de pessoa jurídica.
Muitas vezes, o MEI – seja na área de serviços, seja na área de produtos – deseja abrir o seu próprio espaço físico. Se esse é o seu caso, continue a leitura para saber o que fazer para alugar um ponto comercial.
Como alugar um ponto comercial
A locação comercial é destinada ao uso do imóvel para a exploração de atividades econômicas. As regras para esse tipo de locação encontram-se nos artigos 51 a 57 da Lei n. 8.245/1991 – a Lei do Inquilinato.
Na Clarim Imóveis, além da documentação pessoal e do comprovante de endereço atual, o microempreendedor individual deve comprovar os rendimentos. O MEI deverá apresentar para alugar um ponto comercial:
– declaração de Imposto de Renda;
– últimos extratos bancários;
– garantia locatícia.
Para a garantia locatícia, na Clarim é possível escolher entre as seguintes modalidades:
- Fiador: proprietário de ao menos um imóvel que se responsabiliza pelo pagamento dos débitos, no caso de o inquilino ficar inadimplente;
- Seguro Fiança: a seguradora cobrará mensalmente uma taxa mínima de 15% sobre o valor do aluguel;
- Título de Capitalização: pagamento ocorre por meio de depósito efetuado em cota única;
- CredPago: o inquilino utiliza o cartão de crédito como garantia. Na fatura mensal do cartão, é cobrado 10% sobre o valor do aluguel, mais taxa de adesão na primeira parcela.
Depois do espaço definido, o MEI deverá providenciar o alvará de funcionamento. Trata-se de uma autorização de funcionamento ou de localização, expedida pela prefeitura.
Com isso, o microempreendedor individual fica autorizado a instalar sua empresa ou ponto comercial em determinado endereço. É importante ficar atento, porque o alvará deve ser renovado periodicamente.
O melhor ponto
No momento de escolher um imóvel comercial para alugar, a recomendação é que o MEI faça uma avaliação a respeito do seu projeto e do público interessado na atividade que será oferecida.
Outra recomendação é analisar a melhor região para instalar o negócio. Em algumas áreas, o mercado pode estar saturado, o que interfere na atratividade e competitividade – aspectos fundamentais para o sucesso de um espaço comercial.
A escolha de um ponto comercial não é uma tarefa simples e, se não for feita com atenção, pode afetar nos resultados da empresa. Outros pontos a serem avaliados são acesso fácil à loja, tráfego de pedestres e estacionamento.
É importante conversar com especialistas, a fim de buscar orientação sobre as melhores localizações para o seu negócio. Na Clarim Imóveis, você conta com profissionais da área imobiliária com conhecimento aprofundado sobre Campo Largo e região.
Que tal encontrar agora um imóvel para o seu negócio? Confira as opções que a Clarim tem para você: clique aqui.
- Próximo Artigo Como Encontrar o Imóvel Ideal Para a Locação