Clarim Imóveis

Em decorrência da pandemia da COVID-19, observamos aqui na Clarim Imóveis uma busca crescente por imóveis com mais espaço de terreno e imóveis rurais, como chácaras e sítios.

Como muitas pessoas financiam a compra de um imóvel, nesse texto explicamos como funciona o financiamento de imóvel rural, para te auxiliar nesse processo.

Além disso, recomendamos que você também ouça as instruções da nossa gerente comercial, Fabiane Guiraud, no nosso canal do YouTube ou no nosso podcast no Spotify, se preferir.

A busca por imóveis rurais

De acordo com o portal Imovelweb, por exemplo, a busca por imóveis rurais subiu 52% entre fevereiro e março de 2020, revelando que, já no início da pandemia, houve uma aceleração acentuada nessa procura. Quando comparados os meses de março de 2020 e março de 2019, a busca aumentou 124%.

Isso provavelmente ocorre, porque, além da possibilidade de trabalhar à distância, as pessoas também estão procurando mais qualidade de vida, com mais espaço para morar, ou até mesmo refúgios seguros para passar os finais de semana. 

Os tipos de imóveis mais procurados são chácaras à venda em Campo Largo e casas de condomínios próximas à natureza, sempre com a preocupação de ter bom acesso à internet.

No entanto, será que qualquer pessoa pode financiar um imóvel rural? Aliás, o que é um imóvel rural e qual a diferença entre um imóvel rural e um imóvel urbano? Para esclarecer tais dúvidas e outras mais, preparamos este artigo. Nele, você confere:

  • O que é um imóvel rural?
  • Qual a diferença entre imóvel rural e imóvel urbano?
  • Como funciona o financiamento de um imóvel rural? 
  • Como morar em Campo Largo com conforto e segurança?

O que é um imóvel rural?

Para simplificar, imóveis rurais são imóveis localizados em regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Mas não só isso. A principal característica que determina se um imóvel é rural ou não, é o tipo de uso que se dá ao local.

No artigo 4º da Lei de Desapropriação Rural nº 8.629 de 25 de fevereiro de 1993, consta a definição de imóvel rural: “prédio rústico de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destine ou possa vir a se destinar à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agro-industrial”.

Ou seja, os imóveis rurais são construções onde, necessariamente, deve haver a utilização produtiva das terras. 

Qual a diferença entre imóvel rural e imóvel urbano?

Como dito anteriormente, a maneira mais fácil de explicar essa diferença, seria dizer que um imóvel rural está localizado longe da cidade, enquanto um imóvel urbano fica nos grandes centros. Tal definição, porém, não é suficiente. 

Os imóveis urbanos são considerados benfeitorias, ou seja, são construções destinadas para alguma função social, como moradia, por exemplo. Já os imóveis rurais, são construções onde, necessariamente, utiliza-se a terra de maneira produtiva, seja para a agricultura ou agropecuária. 

Ou seja, é possível que existam imóveis urbanos dentro de zonas rurais, como é o caso de chácaras ou sítios, cujo local é utilizado apenas para moradia e não para produção.

Outras diferenças entre imóveis rurais e imóveis urbanos são:

1 – Documentação

Para imóveis urbanos, o Registro de Imóveis já traz as principais informações para a compra. Já no caso dos imóveis rurais, é preciso verificar também o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que garante que a propriedade atende às legislações ambientais. Outro registro obrigatório é o CNIR, que comprova a existência do cadastro da propriedade e valida sua legalidade.

2 – Impostos

Antes de comprar um imóvel, é sempre importante verificar, além da documentação, se o pagamento dos impostos está em dia. Para os imóveis urbanos, é cobrado o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), e para imóveis rurais incide o Imposto Territorial Rural (ITR). 

3 – Uso de FGTS para financiar o imóvel

O FGTS pode ser utilizado para comprar um imóvel. No entanto, entre outras regras, o imóvel ou terreno deverá estar localizado no mesmo município onde o comprador trabalha ou reside há mais de um ano. Portanto, se você procura uma chácara, sítio, chácara ou fazenda para lazer com o FGTS, isso só será possível se o imóvel estiver dentro do perímetro estipulado. 

Além disso, o FGTS só pode ser usado para a compra de imóvel para moradia. Caso o imóvel rural seja utilizado para fins de agricultura, por exemplo, o uso do FGTS provavelmente não será autorizado. E claro, não podemos esquecer todas as diferenças entre morar no campo ou na cidade

Como funciona o financiamento de um imóvel rural? 

É importante destacar que o financiamento imobiliário não funciona do mesmo modo para imóveis rurais e imóveis urbanos. 

A principal diferença é o imposto que incide sobre cada um. Como já dito, para os imóveis urbanos, é cobrado o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), e para imóveis rurais, incide o Imposto Territorial Rural (ITR). Além disso, há diferenças entre os tipos de financiamento imobiliário

Para quem deseja financiar um imóvel urbano, há duas modalidades de financiamento imobiliário: Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Este comprador, basicamente, terá seus dados financeiros analisados pela instituição financeira como critério para aprovação do valor.

Já para conseguir acesso às linhas de crédito para a compra de imóveis rurais, as regras são outras. O comprador não pode, por exemplo, ter bens para dar como garantia, outro financiamento semelhante e, em alguns casos, nem propriedades urbanas ou rurais no município em que pretende comprar o imóvel. 

Além disso, nem todas as instituições permitem que o financiamento imobiliário seja contratado para a aquisição de um bem localizado fora do perímetro urbano e, em alguns casos, o financiamento só pode ser contratado por pessoas que trabalham com atividade rural.

Portanto, antes de pensar em financiamento de imóvel rural, é necessário verificar quais bancos oferecem esse tipo de linha de crédito tão específica. A dica é verificar diretamente com cada instituição financeira a possibilidade de contratação.

Como financiar uma chácara em Campo Largo?

Caso você não tenha o perfil de comprador para um imóvel rural, não se preocupe. Na Clarim Imóveis, contamos com diversas opções de imóveis que chamamos de “chácaras urbanas”. São terrenos, sítios e chácaras à venda em Campo Largo com características rurais, porém inseridos no perímetro urbano. 

Ou seja, são imóveis que podem ser financiados pelos bancos de acordo com as regras do financiamento habitacional. 

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos em Campo Largo.