Clarim Imóveis

O cultivo de plantas é uma atividade que pode trazer diversos benefícios para a saúde mental.  Em entrevista ao portal UOL, o Ricardo Monezi, pesquisador do setor de Medicina Comportamental da Unifesp, afirmou que “não é só mexer com a terra, é cuidar de outra vida, e isto tem um valor imenso para o nosso emocional”.

Se você não tem espaço para um jardim, não se preocupe, é possível cultivar algumas plantas dentro da sua casa! Separamos quatro opções, veja:

1. Orquídea

A queridinha das plantas de casa, a Orquídea varia entre branco, rosa, amarelo e púrpura. É uma planta delicada e precisa ser cultivada na meia-sombra, com uma luz indireta. Uma dica é prestar atenção nas cores da folhagem, se tiver muito escura, troque de lugar.  

2. Cróton

É uma planta que se destaca pelas folhas coloridas e grandes. Ela surge de tamanhos variados e pode mesclar vários tons. É uma planta que não se adapta ao ar condicionado, e deve ser posicionada próxima a uma janela, para receber sol.  

3. Samambaia

E uma planta bem charmosa e ótima para decorar sua casa ou apartamento. Ela possui folhas de cores verde-claras, longas e pendentes. Cultive as plantas a meia-sombra, em vasos altos ou suspenses. Evite deixa-la em locais com muito vento.  

4. Suculentas

As suculentas são ideais para quem não tem muito tempo, já que são bem fáceis de cultivar e não precisam de água com frequência.

É uma planta que dá sinais do que está precisando, por exemplo, quando as folhas murcharem é porque precisa, gradativamente, de mais água, se as folhas começarem a apodrecer, menos água. É indicado deixar ela pelo menos quatro horas diárias com luz do sol.