A compra de imóveis não parou. Muito pelo contrário, estamos vivendo o melhor momento para investir em imóveis no Brasil. E aqui nós respondemos por que investir em imóvel agora continua sendo um negócio seguro.
Quem optou por investir em imóveis mesmo durante a crise que a pandemia do coronavírus causou, está aproveitando preços melhores e a menor taxa de juros possível.
E pra quem comprar um imóvel agora, a Caixa não vai cobrar mensalidade por seis meses. Então, você compra o imóvel, financia e só começa a pagar depois de seis meses.
O melhor momento para investir em imóvel
As vendas de imóveis no primeiro semestre de 2020 foram as maiores desde 2014, segundo o balanço mensal da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em julho de 2020, 13.023 unidades foram comercializadas no período, um aumento de 58% comparado a julho de 2019.
No mesmo balanço mensal, também consta que, em comparação a maio, junho e julho de 2019, nesse mesmo período em 2020 as vendas cresceram 25,5%, gerando um total de 35.814 imóveis vendidos. Ou seja, em 12 meses (julho de 2019 a julho de 2020), 125.380 imóveis foram comercializadas, representando um aumentando de 9% no mercado imobiliário.
O menor patamar da história da taxa selic
Atualmente, um dos fatores que caracteriza os dias de hoje como o melhor momento para investir em imóveis no Brasil, é a taxa selic em 2%. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira, pela qual os bancos definem os juros cobrados em empréstimos.
Em setembro de 2020, a taxa Selic caiu para 2% ao ano, sendo considerado o menor patamar desde que foi criada. Essa impacta direta e positivamente nos juros do crédito imobiliário, porque significa que as taxas de juros estão muito menores do que antes e está mais barato fazer um empréstimo para financiar a compra de um imóvel.
A competição pela menor taxa de juros
Desde 2019 os bancos estavam competindo entre quem oferece a menor taxa de juros para financiamento imobiliário. Tudo começou com a Caixa Econômica Federal reduzindo as taxas. Depois, eles ainda lançaram uma nova linha crédito, o financiamento com IPCA como indexador, com juros que vão de 2,95% a 4,95% ao ano. É muito menor que a Taxa Referencial (TR), com juros que vão de 8,30% e 9,95% ao ano.
Em abril, o Itaú reduziu de 8,1% para 7,3% ao ano, além da Taxa Referencial. Com esse novo número da Selic, o banco reduzirá os mesmos pontos percentuais para pessoas físicas nos empréstimos pessoais e para pessoas jurídicas na linha de capital de giro.
E não para por aí: o Banco do Brasil reduziu sua taxa mínima na linha de home equity de 0,94% para 0,88% ao mês; o Santander diminuiu a taxa de 8,99% para 7,99% ao ano e o Bradesco, de 8,2% foi para 7,3% ao ano para o crédito imobiliário.
Portanto, o mercado imobiliário já estava reaquecendo mais rápido com as novas oportunidades que os bancos estavam, e estão até hoje, oferecendo. Tanto para quem quer comprar um imóvel para morar quanto para quem quer fazer um investimento seguro.
Qual é a oportunidade de agora?
A negociação. O momento está propício para comprar um imóvel com um preço melhor e aproveitar a menor taxa de juros que os bancos oferecem.
Se você pretende financiar, estude todas as opções, avalie cada tipo de financiamento e faça simulações para ampliar a sua perspectiva sobre os valores.
Investimento em imóveis é um bom negócio?
“Um imóvel não pode ser perdido, roubado ou levado por ninguém. Comprado em um bom negócio, pago integralmente e gerido com cuidado razoável, é o investimento mais seguro do mundo”, já dizia Franklin Roosevelt.
Por isso, o investimento imobiliário é o mais seguro do mercado. Você não precisa ter medo de investir em imóveis. É um bom negócio desde que o seu planejamento financeiro seja bem feito, você cuide da propriedade e feche um bom contrato com uma empresa de confiança.
Dessa forma, você garante:
Rentabilidade
A possibilidade de alugar o imóvel garante a rentabilidade do investimento, uma vez que um contrato de locação pode gerar uma remuneração mensal regular ao proprietário – a chamada renda passiva vitalícia. Esse tipo de benefício propicia um ganho ao planejamento financeiro. Além disso, no caso de manter o imóvel alugado, taxas, impostos e manutenção (em casos específicos) ficam a cargo do locatário.
Segurança patrimonial
Por se tratar de um bem imóvel, o investimento imobiliário apresenta segurança patrimonial. Diferentemente de outros investimentos, um patrimônio físico apresenta poucos riscos. A posse é permanente (em condições normais), por isso, a solidez é uma das garantias ao investidor.
Valorização
A valorização do imóvel e o alto valor tangível permitem a preservação do valor investido. Isso faz com que o proprietário não perca dinheiro. Fatores como localização, padrão e metragem contribuem para valorizar de maneira mais rápida a propriedade.
No caso de reformas e melhorias no imóvel ou na região em que está localizado, o percentual de valorização é ainda maior. Há vantagem para o investidor que deseja manter o patrimônio ou para aquele que pretende negociar o imóvel.
Como investir em imóvel?
Como mencionamos anteriormente, o seu planejamento financeiro precisa ser muito bem feito. É uma das bases para você fazer um bom negócio, porque precisa ter capital para isso.
Depois, pesquise o tipo. A procura por imóvel pronto para morar está ganhando destaque agora, porque há mais variedade e, afinal, estão prontos. Por um preço melhor, acabam sendo preferência entre os compradores.
E compre com uma empresa de confiança, que pense verdadeiramente no bem-estar das pessoas que vão morar nos imóveis que vendem e em um bom negócio para você, investidor.
As pessoas querem morar bem
Antes de investir em imóvel, pense no tipo de conforto que ele vai proporcionar para a pessoa que vai morar nele, seja você ou quem alugar.
Pondere tudo: além de existir pessoas que trabalham fora, muitas também fazem home office, modelo que vem ganhando espaço entre as empresas. Enquanto alguns preferem aproveitar momentos de lazer fora de casa, outros gostam de ficar dentro dela.
E, mesmo para aquelas pessoas que gostam de sair bastante, a localização do imóvel faz toda a diferença, assim como a estrutura interfere diretamente no bem-estar de quem gosta mais de ficar em casa.
Portanto, morar em um imóvel que ofereça um verdadeiro conceito de morar bem faz toda a diferença no dia a dia das pessoas.
Aqui na Clarim, a gente pensa muito nisso, em ajudar a encontrar uma moradia de qualidade. Por exemplo, o Residencial Parque Arvoredo e o Edifício Verona, são condomínios verticais que investem em segurança e modernidade, além de contar uma localização estratégica, perto de Curitiba e vários pontos comerciais, o que facilita bastante o seu dia a dia para ir ao trabalho, levar as crianças na escola, passar no supermercado etc.
Comprar imóvel em Campo Largo
Estamos aqui para ajudar você a comprar um imóvel em Campo Largo que atenda todas as suas expectativas. Conte com a Clarim! Saiba quem somos e conheça melhor os empreendimentos que anunciamos em Campo Largo.
- Artigo Anterior Como Encontrar o Imóvel Ideal Para a Locação
- Próximo Artigo O Que Você Precisa Saber Para Financiar um Imóvel