A responsabilidade sobre a manutenção de imóvel alugado é um tema que sempre gera muitas dúvidas tanto para proprietários, como para inquilinos. É importante que a relação entre as partes seja boa, e por isso, é necessário que cada uma saiba quais são suas obrigações no cuidado com o imóvel.
Separamos as principais responsabilidades de manutenção para os proprietários e inquilinos, veja:
Proprietário
É responsável pelo pagamento dos consertos estruturais, fundamentais para manter o imóvel em condições de ser utilizado. Ou seja, problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado e imperfeições pré-existentes são de responsabilidade do proprietário do imóvel.
Inquilino
É responsável pela manutenção preventiva do imóvel, ou seja, por cuidados básicos que evitam o desgaste precoce. Isso inclui a pintura, a limpeza de calhas e telhado. Também responde pelos danos quando faz mau uso de instalações, ou seja, possíveis vazamentos e entupimentos, vidros ou azulejos quebrados, por exemplo, devem ser pagos por quem está morando no imóvel.
É importante estar atento aos contratos de aluguel e todas as suas cláusulas, já que varia de imobiliária para imobiliária. Além disso, levar em consideração a Lei no Inquilinato, que é responsável pela regulamentação do mercado de aluguéis residenciais e comerciais no Brasil.
Caso ainda tenha alguma dúvida, os profissionais da Clarim Imóveis estão sempre à disposição, pelo chat do site, telefone e e-mail.
- Artigo Anterior 5 Motivos Para Investir em Imóveis Ainda em 2024
- Próximo Artigo Como Encontrar o Imóvel Certo Pra Mim?