Uma das principais dúvidas de quem não está registrado no trabalho, é saber como alugar ou comprar um imóvel sendo autônomo. Se esse é o seu caso, saiba que, aqui na Clarim, isso é totalmente possível!
A seguir, listamos para você todas as informações sobre o tema em um artigo completo. Nele, você confere:
- Informalidade no trabalho está em alta no Brasil
- Vantagens de declarar imposto de renda
- Como alugar um imóvel sendo autônomo em Campo Largo
- Como comprar um imóvel sendo autônomo em Campo Largo
- Autônomo pode financiar um imóvel?
- Como declarar imóvel no imposto de renda
Leia também: Entenda como declarar imóvel no imposto de renda
Informalidade no trabalho está em alta no Brasil
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE em fevereiro de 2020, a informalidade no mercado de trabalho atingiu recorde da série histórica, iniciada em 2012, chegando a 41,6% da força de trabalho ocupada no Brasil. Ao todo, são 38,4 milhões de pessoas, um milhão a mais do que em 2019.
Tais dados indicam que, principalmente devido à situação econômica do país causada pela pandemia, cada vez mais pessoas estão se inserindo no mercado na condição de trabalhadores autônomos e de empregados no setor privado sem carteira assinada.
São os motoristas e entregadores de aplicativo. O pedreiro, que perdeu o emprego de carteira assinada, continua trabalhando por conta própria. A vendedora que, com o comércio físico fechado passou a vender pela internet. Com esforço, conseguem alimentar suas famílias e manter as contas em dia, mas encontram dificuldade em comprovar renda para alugar ou comprar um imóvel.
De olho nessas famílias e na tendência de crescimento do trabalho informal, nós, da Clarim, oferecemos maior flexibilidade na aceitação de documentos que comprovem algum tipo de remuneração mensal para comprar ou alugar um imóvel em Campo Largo. Por exemplo, através de parcerias como a CredPago, para locação com cartão de crédito, e declaração do imposto de Renda, para compra de um imóvel.
Assim, esses trabalhadores informais conseguem comprovar renda mais facilmente e têm seus cadastros aprovados mais rápido no processo de fechamento dos contratos de venda ou locação de imóveis.
Vantagens de declarar imposto de renda
Quem não se encaixa nas regras que tornam obrigatório declarar o Imposto de Renda em 2021, não precisa apresentar a declaração à Receita Federal. Porém, mesmo sem essa obrigação, há diversas vantagens de declarar o imposto de renda mesmo sendo isento. Confira:
Emissão de passaporte
Quem declara imposto de renda, pode fazer a apresentação da declaração para comprovar renda e posse de bens na hora de obter o visto de entrada para qualquer país no exterior.
Restituição de impostos
Quem teve retenção ou pagamento de imposto em algum mês durante o ano, mesmo não se enquadrando em nenhum dos requisitos de obrigatoriedade de entrega de declaração, pode recuperar o valor do imposto pago. Os valores serão recebidos de volta como restituição, reajustados pela Taxa Selic.
Comprovação de isenção
A declaração faz com que fique demonstrada ao Fisco a condição de desobrigado, uma vez que o contribuinte não atingiu os limites de rendimentos considerados tributáveis e obrigatórios. Além disso, declarar o Imposto de Renda é demonstrar, de forma legal, as variações do seu patrimônio e a real situação de seus bens, provando as origens dos recursos.
Aprovação de crédito imobiliário
A declaração apresentada vale como documento comprobatório dos rendimentos e dos pagamentos realizados ao longo do ano calendário. Ou seja, para quem planeja comprar um imóvel financiado ou alugar um imóvel, a declaração de ajuste é exigida um documento importante para a aprovação do crédito imobiliário.
Como alugar um imóvel sendo autônomo em Campo Largo
Na Clarim, para alugar um imóvel em Campo Largo sem registro em carteira, o candidato a inquilino deve apresentar as fichas para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica devidamente preenchidas e a documentação de acordo com a garantia contratada: fiador, seguro fiança, título de capitalização ou CredPago.
Para comprovar renda sem estar registrado, basta apresentar extrato bancário e a última declaração de Imposto de Renda. Com a Credpago, o processo de locação é mais simples ainda. Você só precisa de um cartão de crédito com limite quatro vezes superior ao valor do aluguel + encargos (condomínio, IPTU, entre outros previstos em contrato).
Como comprar um imóvel sendo autônomo em Campo Largo
O primeiro passo para buscar seu financiamento é entrar em contato com os bancos e saber das possibilidades que eles oferecem para autônomos. Com isso, você consegue definir quais são os documentos aceitos no processo para solicitar o crédito.
Normalmente, os documentos para financiar um imóvel sendo autônomo são:
Declaração de Imposto de Renda
Mesmo que o trabalhador autônomo seja isento do pagamento de impostos, a declaração anual do imposto de renda serve como um comprovante de rendimento.
Com o IR, mesmo as movimentações que não aparecem no extrato bancário estarão compondo a declaração, o que pode facilitar a aprovação do financiamento para comprar seu imóvel. Por isso é tão importante manter essas declarações em dia.
Extrato bancário
Os extratos bancários dos últimos meses são muito úteis para mostrar a movimentação da sua conta e comprovar o recebimento de renda. Entretanto, eles geralmente não são suficientes para o banco. Isso significa que outros documentos podem ser solicitados.
Uma dica é usar somente uma conta para registrar essas movimentações, evitar utilizar o limite do banco e manter essa conta sempre ativa. Caso receba dinheiro também em outras contas ou à vista, faça transferências e depósitos para juntar todo o valor no mesmo extrato. Assim, fica mais fácil usá-lo como comprovante de renda.
Decore
Outra forma de comprovar renda sendo autônomo, é solicitar a emissão da Decore — declaração comprobatória de percepção de rendimentos. Este documento serve como comprovação de renda para empreendedores, profissionais liberais ou autônomos e deve ser emitido por contadores profissionais.
Este profissional realizará a análise de alguns documentos referentes aos seus rendimentos, como declaração de imposto de renda, os contratos de prestação de serviços ou recibos de pagamentos autônomos.
Com isso em mãos, o contador redige uma declaração que comprova sua renda como autônomo. No entanto, a Decore deve ser aprovada pelo Conselho Regional de Contabilidade, por isso é imprescindível procurar um profissional cadastrado na instituição.
Outros comprovantes
Você também pode utilizar diretamente os comprovantes do seu trabalho para financiar um imóvel sendo autônomo. Entre eles, você pode apresentar o alvará de funcionamento, registro da empresa (ou do microempreendedor individual), contratos e recibos.
Documentos relacionados à participação em cooperativas, sindicatos e associações profissionais também podem ser utilizados. Além disso, são úteis os comprovantes de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do ISS (Imposto Sobre Serviços).
Faça sua simulação de financiamento
Antes de reunir todos esses documentos, no entanto, você pode realizar uma simulação gratuita de financiamento imobiliário no site da Clarim Imóveis para entender melhor como funciona um financiamento e a distribuição de valores. Se tiver alguma dúvida, conte sempre com nossa equipe para te orientar.
Autônomo pode financiar um imóvel?
Essa é a principal dúvida de quem é trabalhador autônomo e sonha em realizar o sonho da casa própria. Como comprar um imóvel exige um investimento alto de dinheiro, muitas pessoas optam por financiar esse projeto de vida, solicitando crédito em um banco para parcelar o custo dessa realização.
Por muito tempo, porém, a única forma de comprovar a renda para as instituições financeiras e bancos, era apresentando a carteira de trabalho assinada ou o contracheque. No entanto, com a evolução do mercado, esse processo passou por muitas mudanças que abriram novas possibilidades para pessoas sem carteira assinada e trabalhadores autônomos.
Hoje, portanto, é totalmente possível financiar um imóvel sendo autônomo. Para isso, basta apresentar os documentos e comprovantes listados no tópico anterior deste texto.
Como declarar imóvel no imposto de renda
A declaração de Imposto de Renda pode ser usada para adquirir financiamento de veículos, financiamento imobiliário e até mesmo empréstimo bancário. Por esses motivos, além de evitar cair na malha fina, é importante você fazer uma declaração de Imposto de Renda bem completa.
Portanto, se você comprou, vendeu, doou ou herdou um imóvel em 2020, precisa informar à Receita Federal, inclusive aqueles que ainda não o tenham quitado. Se o imóvel for financiado, é preciso prestar atenção a algumas especificidades: reformas, por exemplo, também precisam ser declaradas.
Para te ajudar a fazer tudo corretamente e evitar a malha fina, nós preparamos um guia sobre como declarar imóveis no imposto de renda.
Conte com a gente para comprar ou alugar um imóvel em Campo Largo
Estamos aqui para ajudar você, profissional autônomo, a alugar ou comprar o imóvel ideal. Além de encontrar os melhores imóveis à venda ou imóveis para alugar em Campo Largo, é mais fácil e rápido fechar negócio conosco. Em caso de dúvidas ou se precisar de ajuda, fique à vontade para entrar em contato.
Leia também: Como um imóvel influencia na sua saudabilidade e bem-estar?
- Artigo Anterior 5 Motivos Para Investir em Imóveis Ainda em 2024
- Próximo Artigo Como Encontrar o Imóvel Certo Pra Mim?