Clarim Imóveis

A nova linha de financiamento imobiliário da Caixa possui o IPCA como indexador, garantindo mais facilidade aos compradores. Confira!

No dia 20 de agosto de 2019, a Caixa Econômica Federal divulgou uma nova modalidade de crédito imobiliário. O financiamento imobiliário da Caixa com IPCA como indexador promete juros menores, que vão de 2,95% a 4,95% ao ano.

Com essa nova linha de financiamento imobiliário da Caixa, a expectativa é que o valor das prestações reduza de 30% até 50%.

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) O IPCA é o índice da variação dos preços no comércio, sendo considerado o indicador oficial de inflação no Brasil e calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O financiamento imobiliário com IPCA como indexador é válido para contratos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Pelo SFH, é possível financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão e os juros são de até 12% ao ano. Pelo SFI, você pode financiar imóveis acima de R$ 1,5 milhão, que também possu juros de até 12% ao ano.

No caso do financiamento imobiliário com IPCA, a cota máxima é de 80% do valor do imóvel, com prazo de pagamento de 360 meses.

Nessa modalidade de crédito imobiliário da Caixa, você pode usar o FGTS para comprar um imóvel de até R $1,5 milhão. Portanto, só é válido para contratos no SFH.

Benefícios do financiamento imobiliário da Caixa com IPCA Antes da Caixa lançar o financiamento imobiliário com IPCA como indexador, os contratos eram corrigidos pela Taxa Referencial (TR), com juros que iam de 8,30% e 9,95% ao ano.

No Brasil, a correção de juros pelo IPCA tem registrado uma porcentagem menor do que pela TR. Isso significa que as prestações do financiamento imobiliário com IPCA tendem a ser menores e mais famílias podem comprar o imóvel próprio, ampliando até mesmo a possibilidade de adquirir uma propriedade com um valor maior e movimentando a economia do país.

Além disso, como a correção dos juros baseada na inflação, o cálculo se torna mais transparente do que a TR, já que a TR é um valor definido por resoluções do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, que pode mudar a qualquer momento.

Mas para quem tem medo que a inflação dê um salto e, junto dela, o valor das parcelas aumente, a Caixa vai continuar oferecendo financiamentos imobiliários com juros corrigidos pela TR.

Pretende financiar a compra de um imóvel em Campo Largo? Conte com a Clarim Imóveis para escolher o imóvel ideal e fechar o melhor negócio para você. Veja no nosso site as opções de imóveis novos e usados!

Se você prefere comprar um imóvel novo, não deixe de conferir os 5 cuidados ao comprar um imóvel na planta. E, independente do tipo de imóvel que você escolha, sempre fique atento aos detalhes para avaliar ao visitar um imóvel.

Leia também: Imóvel novo ou usado: qual vale mais a pena?