Atualmente, startups entraram no mercado imobiliário com uma solução inovadora para proprietários de imóveis e inquilinos: o aluguel online. Funciona da seguinte forma: você acessa o portal, escolhe um imóvel, encaminha uma proposta para o proprietário e ele vai aceitar ou não.
Caso a sua proposta seja aceita, você precisa enviar os seus documentos para uma análise de crédito. Se aprovado, um contrato é enviado pelo seu e-mail e deve ser assinado pelo proprietário e inquilino para efetivar a locação do imóvel desejado.
Até aqui, tudo bem! Mas, a falta de humanização no procedimento de locação acarreta em diversos conflitos que não podem ser resolvidos online.
1. INADIMPLÊNCIA O inquilino não está pagando o aluguel, e aí? Por ser um procedimento realizado online, o risco da falta de pagamento é alto. E, em muitos casos, o proprietário precisa se deslocar até o imóvel para conversar com o inquilino e efetuar a cobrança do aluguel.
Por mais que o processo de locação online seja algo mais fácil, não é eficaz na hora de manter um bom relacionamento entre proprietário e inquilino e cobrar suas obrigações.
2. GOLPE O aluguel de imóvel pela internet tem elevado o risco de golpes. Há brechas no ambiente digital que são aproveitadas por criminosos que objetivam lucrar com o dinheiro proposto para a reserva de imóvel online.
Uma vez que a transação é feita, você não tem mais a segurança de que o imóvel estará desocupado e em perfeito estado para o inquilino morar.
3. TRÂMITES BUROCRÁTICOS Eles são chatos, mas necessários. Afinal, são eles que garantem a segurança de que você está fechando um bom negócio. No caso da locação de imóvel online, isso não acontece.
O objetivo das startups que oferecem esse tipo de serviço é diminuir a burocracia para se alugar um imóvel. Porém, a falta de conhecimento sobre os trâmites burocráticos prejudica na hora de defender os direitos e deveres tanto do proprietário quanto do inquilino.
4. FALTA DE CONFIABILIDADE A humanização no processo de locação que proporciona confiabilidade. Sem isso, não há segurança de que o proprietário e o inquilino são pessoas honestas e confiáveis.
Alugar com uma imobiliária é ter a certeza de que os seus direitos serão respeitados e ambas as partes cumpriram suas obrigações previstas no contrato de aluguel e na Lei do Inquilinato.
ALUGAR EM CAMPO LARGO É NA CLARIM Temos uma equipe altamente capacitada e dedicada, que tem como foco o atendimento personalizado para atender as necessidades de cada cliente e realizar negócios com ética, transparência e respeito. Alugue um imóvel em Campo Largo com segurança. Conte conosco para preservar seus direitos.
- Artigo Anterior Como Encontrar o Imóvel Ideal Para a Locação
- Próximo Artigo O Que Você Precisa Saber Para Financiar um Imóvel