O prazo para declarar o Imposto de Renda 2019 começa no dia 7 de março e se estende até o dia 30 de abril. O ano-base é 2018 e há algumas mudanças exigidas para os proprietários de imóveis. É obrigatório informar:
- 1. Data de aquisição do imóvel
- 2. Área total do imóvel
- 3. IPTU
- 4. Registro de inscrição em órgão público e no cartório
Onde encontrar essas informações
Ao entrar no sistema da Receita Federal, identifique a aba “Bens e Direitos” e informe se o seu imóvel está regularizado no Registro de Imóveis. É preciso inserir o número do livro do cartório e as páginas da matrícula.
Você vai ter acesso aos dados que precisa na escritura do seu imóvel. Se não encontrá-los neste documento, procure no cartório onde o registro foi feito para solicitar todas as informações.
O número da matrícula e o registro do imóvel estarão no mesmo documento. A data da aquisição do imóvel consta no registro, sendo o número que aparece depois da letra R.
Na própria escritura do imóvel constará a metragem, para você informar a área total no momento de fazer a declaração do Imposto de Renda. No carnê do IPTU também há esse dado.
O imóvel foi transferido para outra pessoa
Nesse caso, a data de aquisição é a da transmissão do imóvel para o nome da outra pessoa. Por mais que a propriedade tenha sido adquirida primeiramente há muito tempo, por exemplo, a partir do momento em que passa para o nome de outra pessoa é a data da transferência que deve ser inserida na declaração do Imposto de Renda do novo proprietário.
Conte com a Clarim!
Se você comprou um imóvel conosco e quer ajuda para identificar estes dados, pode ficar à vontade para nos consultar. Agora, você pretende comprar um imóvel em Campo Largo? Está no lugar certo. Dúvidas, é só chamar!
- Artigo Anterior Como Encontrar o Imóvel Ideal Para a Locação
- Próximo Artigo O Que Você Precisa Saber Para Financiar um Imóvel